Publicidade

CASO INTRIGA E DESAFIA A CIÊNCIA - A incrível história dos cães de Chernobyl – entenda como eles sobreviveram

Publicidade


Em 26 de abril de 1986, o reator de número 4 da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu e pegou fogo durante um teste de segurança, liberando grandes quantidades de radiação para a atmosfera.

Em menos de dois dias, as autoridades soviéticas evacuaram todas as cidades da região. Somente em Pripyat, por exemplo, mais de 350 mil pessoas deixaram suas casas às pressas. E foi às pressas de verdade: muitas não fizeram suas malas e saíram apenas com a roupa do corpo. Muitas também tiveram de abandonar seus bichinhos de estimação.

    O que poderia ser uma história ainda mais trágica se tornou um evento científico único. Os cachorros abandonados sobreviveram. E hoje, quase 40 anos depois, seus descendentes vivem em uma população de mais de 700 cães.

    O caso chamou a atenção de cientistas de todo o mundo, que passaram a estudar os animais. Em 2017, geneticistas e biólogos americanos visitaram o local e passaram a monitorar os antigos pets. O estudo saiu em 2023 na revista Science Advances – e falaremos sobre ele agora.

    Publicidade

    Noticias da Semana

    Publicidade

    Veja +

    Publicidade
    Publicidade