
O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou no seu 23º episódio de erupção em toda a história, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O fenômeno começou na tarde desse domingo (25/5) e terminou “abruptamente” às 22h25 (5h25, no horário de Brasília).
Colunas de lava irromperam de ambas as fontes do Kilauea durante este episódio. A fonte norte parou de entrar em erupção às 21h48 (14h48, no horário de Brasília). A fonte sul cessou as atividades aproximadamente às 22h25 (5h25, no horário de Brasília).
De acordo com o o Serviço Geológico, as fontes de lava da fonte norte atingiram alturas de mais de 300 metros e as da fonte sul chegaram a mais de 250 metros.
“A pluma eruptiva estava fortemente carregada de cinzas e atingiu pelo menos 1,5 mil metros de altura. Os fluxos de lava deste episódio cobriram cerca de metade do fundo da cratera Halema’uma’u, na parte sul de Kaluapele (caldeira de Kilauea)”, diz o Serviço.
A maioria dos episódios de erupção de lava desde 23 de dezembro de 2024 continuou por cerca de um dia e eles foram separados por pausas na atividade eruptiva que duraram pelo menos vários dias.