
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo Vladimir Putin, desembarcaram nesta sexta-feira (15/8) em Anchorage, no Alasca, para discutir caminhos para o fim da guerra na Ucrânia.
Por volta de 11h do horário local (16h no horário de Brasília), os dois pousaram na instalação militar americana de Elmendorf-Richardson, localizada na região norte de Anchorage, a cidade mais populosa do estado.
Em um tapete vermelho estendido entre os dois aviões, Trump e Putin caminharam em direção um ao outro, deram um aperto de mão e se dirigiram à limusine que os levaria ao local da reunião, que acontece neste momento.
Trump está acompanhado do Secretário de Estado, Marco Rubio, e do enviado especial Steve Witkoff. Putin levou seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o conselheiro de política externa Yuri Ushakov.
Preparativos e comitiva
Trump deixou a Casa Branca por volta das 07h31 (horário local) em sua limusine presidencial, conhecida como The Beast, e embarcou no Air Force One, um Boeing 747-200B adaptado com suíte presidencial, escritório, academia, centro de comunicações, ala médica e capacidade para até 70 passageiros.
Além de Rubio e Witkoff, a comitiva incluiu o secretário do Tesouro Steve Bessent, o secretário de Comércio Howard Lutnick, a secretária de imprensa Karoline Leavitt e o diretor da CIA John Ratcliffe.
Já Vladimir Putin fez uma rápida parada em Magadan, uma remota cidade portuária no extremo leste da Rússia, a caminho do Alasca.
Localizada às margens do mar de Okhotsk, a cidade é mais conhecida internacionalmente por ter sido um importante centro do sistema de prisões do Gulag durante a era Stalin.
A TV estatal russa registrou o presidente passeando por instalações de produção locais, reforçando a imagem de líder "mão na massa". Putin visitou uma nova linha de suplementos alimentares russos, apresentados como parte do esforço de Moscou para alcançar "independência total" das importações ocidentais — embora todos os produtos exibidos estivessem embalados com rótulos em inglês.
Antes de seguir para Anchorage, Putin ainda visitou uma fábrica de processamento de peixes e um complexo esportivo em Magadan. Mais tarde, deve depositar flores em um memorial que homenageia a cooperação aeronáutica soviético-americana durante a Segunda Guerra Mundial.