União Europeia ratifica acordo comercial com o Mercosul




O Conselho Europeu ratificou, nesta sexta-feira (9/1), o acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul, em Bruxelas, na Bélgica. A decisão foi tomada pela maioria dos países europeus durante reunião do Comitê de Representantes Permanentes (Coreper).

“Os acordos precisarão da aprovação do Parlamento Europeu antes de serem formalmente concluídos pelo Conselho. A ratificação por todos os Estados-Membros da UE também será necessária para que o EMPA entre em vigor“, detalha a decisão do Conselho Europeu.

Continua após a publicidade.

Em conjunto, os blocos representam um marco na relação entre a União Europeia e os países do Mercosul, que são: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, após mais de 25 anos de negociações.

O ministro da Energia, Comércio e Indústria do Chipre, Michael Damianos, classificou a decisão como histórica. “Após mais de 25 anos, as decisões de hoje representam um passo histórico para o fortalecimento da parceria estratégica da UE com o Mercosul. Num momento de crescente incerteza global, é essencial que reforcemos a nossa cooperação política, aprofundemos os nossos laços económicos e mantenhamos o nosso compromisso comum com o desenvolvimento sustentável”, declarou.

França lidera oposição ao acordo

Continua após a publicidade.

Pela manhã nesta sexta-feira (9/1), os países da União Europeia aprovaram, provisoriamente, acordo comercial com o Mercosul. Em contrapartida, a negociação entre a UE e quatro países latino-americanos é alvo de protestos de agricultores franceses e provoca rejeição unânime por parte da França.

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +