|
|
|
Enviados especiais a Manaus (AM ) – O Amazonas vai receber, nesta segunda-feira (18/1), as primeiras 256 mil doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan e a chinesa Sinovac, além das 50 mil prometidas pelo governador João Doria.
Armazenadas em câmaras frigoríficas a menos 18°C, as vacinas já começaram a ser enviadas de Guarulhos (SP) para os estados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
A previsão é de que o lote chegue a Manaus no fim da tarde desta segunda, quando tem início a distribuição para os postos. A imunização está prevista para começar até terça (19/1) pela manhã.
“O Amazonas vai ficar com 256 mil doses, nesse primeiro momento, e mais 50 mil doses do governo de São Paulo”, disse o governador Wilson Lima (PSC).
“Essa é a esperança para que a gente comece a voltar nossa vida à normalidade, principalmente nosso estado, que está sendo muito afetado pela Covid-19”, completou.
No primeiro momento, serão vacinados profissionais de saúde, idosos que residem em asilos, indígenas aldeados e pessoas com deficiência.
A Secretaria de Saúde do Amazonas (SSPAM) informou que 1.154.504 pessoas de grupos prioritários deverão ser imunizadas na primeira fase da vacinação.
No total, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a liberação de 6 milhões de doses da Coronavac e disse que os estados podem começar a vacinação ainda nesta segunda-feira.
O ministro disse, ainda, que na próxima semana devem chegar as doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Astrazeneca.
(Metrópoles)
