Pequenos negócios beneficiam mais de 85 milhões de brasileiros



 

Mais de 85 milhões de brasileiros são beneficiados pelos pequenos negócios, de acordo com os cálculos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esse contingente é maior que a população de países como França, Reino Unido, África do Sul e Argentina.

Para chegar a essa conclusão, o órgão analisou os dados das pequenas empresas com registro ativo na Receita Federal do Brasil em 9 de dezembro de 2021. A pesquisa levou em conta o número de donos desses negócios, seus empregados e familiares.

Continua após a publicidade.

Segundo a CNN Brasil, o Sebrae também levantou que quase 30% (pouco mais de R$ 1 trilhão) do Produto Interno Bruto brasileiro é proveniente dos pequenos negócios. Essas empresas são responsáveis por mais de 50% de todos os empregos com carteira de trabalho assinada no país.

Empregos nos pequenos negócios em 2022

Em março deste ano, 90% de todas as vagas de trabalho no Brasil foram criadas por esses negócios, de acordo com o Sebrae. Ou seja: 9 a cada 10 postos de trabalho. No terceiro mês do ano, o saldo de novos empregos — diferença entre admissões e demissões — do setor ficou positivo em cerca de 120 mil.

Continua após a publicidade.

Criação de empresas

Ainda de acordo com o levantamento, o comércio varejista gerou mais de 200 mil empreendedores individuais — o maior número de novos negócios. Na segunda posição, aparecem promoções em vendas e cabeleireiros (175 mil), seguido de manicure e pedicure (próximo de 135 mil).

A pesquisa também mostrou que foram abertas microempresas como as de serviços combinados de escritório e apoio administrativo (quase 30 mil), comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (praticamente 20 mil) e atividade médica ambulatorial restrita a consulta (próximo de 20 mil).

Continua após a publicidade.

Entre as novas empresas de pequeno porte, a liderança também ficou com o os serviços de apoio administrativo (4 mil). Na segunda posição aparece a construção de edifícios (pouco mais de 3 mil).

(revistaoeste)



Noticias da Semana

Veja +