18ª fase da operação é deflagrada pela PF e mira ex-general da reserva
|
|
|
Em uma ação coordenada pela Polícia Federal, foi lançada a 18ª fase da Operação Lesa Pátria na manhã de sexta-feira, 29 de setembro de 2023. A instituição está cumprindo um mandado de busca e apreensão no Distrito Federal. O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpre a determinação do bloqueio de bens do investigado, o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes.
Ridauto Fernandes, além de general da reserva, também já atuou como ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde. Ligado ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Fernandes foi nomeado para o cargo em julho de 2021 e teve sua exoneração ocorrida no último dia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 31 de dezembro.

General da reserva Ridauto Lúcio Fernandes. Imagem: Tribuna de Ituverava
Quem é Ridauto Lúcio Fernandes?
Na ocasião da invasão ao Palácio do Planalto, Fernandes, trajando uma blusa do Brasil, se disse “arrepiado” com a situação e fez críticas à ação da Polícia Militar do Distrito Federal que usou bombas de gás lacrimogêneo contra os invasores.
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.
Objetivos da Operação Lesa Pátria
A Operação Lesa Pátria tem como foco principal identificar e penalizar os participantes dos ataques ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, quando uma multidão invadiu e depredou o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. A estimativa dos danos causados ao patrimônio público é de cerca de R$ 40 milhões. Busca-se não apenas punir os envolvidos diretamente, mas também aqueles que “instigaram, financiaram e fomentaram” as ações.
A efetividade da Operação Lesa Pátria
Em suas ações, a Polícia Federal realizou perícia em todas as dependências do STF e coletou digitais em objetos encontrados, numa tentativa de identificar os envolvidos. Essa é a segunda operação em apenas uma semana, sendo a 17ª fase da Operação Lesa Pátria realizada na última quarta-feira, 27 de setembro, quando foram expedidos três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.
A Operação Lesa Pátria é uma ação permanente, e periodicamente há atualizações sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. Até o momento, o ex-general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes emergiu como um dos principais alvos das investigações.
Fonte: Metrópoles
