
O Grupo de Operações com Cães da Polícia Rodoviária Federal (GOC-RJ) e o Batalhão Tático de Motocicletas da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BTM-PMERJ), realizaram no sábado (19), a Escolta da Cruz da Primeira Missa realizada no Brasil, que se trata de um importante símbolo do início da colonização e da evangelização no país.
O monumento histórico-religioso é o mesmo usado na 1ª Missa realizada no Brasil, acontecido em 26 de abril de 1500 na Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. À época, a missa foi presidida pelo Frei Henrique de Coimbra e celebrada pelos membros da expedição de Pedro Álvares Cabral.
É a terceira vez que a cruz esteve no Brasil, sendo a primeira há 525 anos e a segunda na fundação da cidade de Brasília, em 1960.
Desta vez, a Cruz peregrinou a cidade de Maricá, no Memorial José de Anchieta, Convento de Nossa Senhora do Bom Conselho e Fazenda Pública, seguindo posteriormente para o Cristo Redentor, no Rio, onde foi celebrada a missa. No encerramento do dia, a Cruz partiu para a Paróquia São José da Lagoa, localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde passou a noite.