
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta segunda-feira (11/8) que deve indicar o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta semana.
O deputado paraibano afirmou que o Senado indicou o senador Omar Aziz (PSD-MA) para presidir a comissão.
“A Câmara deverá indicar seu relator, e, a partir daí, deverá ser instalada para apurar esses crimes que estão sendo já investigados pela Polícia Federal, pela CGU, e o próprio Ministério Público Federal no âmbito do INSS”, declarou, em entrevista à revista Veja.
Motta afirmou que a Câmara e o Senado trabalharão em parceria defendendo uma “apuração parcial e a possível punição de todos aqueles que cometeram crimes contra os nossos pensionistas e os nossos aposentados”.
Fraude no INSS
O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).
No total, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada em 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.