
A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira (28), em Porto Velho, resultou na prisão de seis pessoas pelos crimes de furto de energia elétrica e receptação de fios e cabos, além da prisão de uma foragida. A ação percorreu 16 pontos, principalmente na área central da cidade e contou com o apoio de diversos órgãos, entre eles a Energisa, Caerd, Polícia Técnica, Secretaria de Estado de Segurança Pública e secretárias municipais: Semfaz, Emdur, Sema.
Para o coronel PM Régis Braguin, a operação Fio Desencapado tem como objetivo combater não apenas o roubo de fios e equipamentos, mas também inibir a criminalidade na cidade. Essa ação integrada, que conta com a participação de diversas instituições, é importante para garantir a segurança da população.
“A operação visa interromper o ciclo de furtos e a receptação de materiais, promovendo um ambiente mais seguro", disse. Para o tenente-coronel PM Amorim, Coordenador de Policiamento I, o comprometimento das forças de segurança reflete a determinação em restaurar a ordem pública. "A iniciativa é um passo importante para uma Porto Velho mais organizada e protegida”.

A concessionária de energia participou da operação com equipes técnicas responsáveis por identificar as irregularidades. Segundo o coordenador de Planejamento do Departamento de Perdas da Energisa, Cleyton Dias, a parceria com as forças de segurança tem sido fundamental para reduzir os prejuízos causados à sociedade.
“A Energisa é parceira da operação e vem trabalhando de forma contínua no combate ao furto de energia e ao roubo de cabos. Esse último em especial, têm provocado a interrupção não planejada do fornecimento aos consumidores. Em alguns casos, cidades inteiras já ficaram sem energia em decorrência do furto de cabos e transformadores”, ressaltou Cleyton Dias.
Durante a fiscalização, foram apreendidos cerca de 50 metros de fios receptados de uso exclusivo da Energisa e 150 metros de fios utilizados em ligações clandestinas de furto de energia.
Balanço de outras operações
Em 2025, as forças policiais vêm intensificando as ações da operação Fio Desencapado. Em Ariquemes, durante operação realizada neste ano, foram apreendidos mais de 1 quilômetro de fios elétricos de uso exclusivo da Energisa. A quantidade de material recuperado seria suficiente para realizar a ligação elétrica de mais de 30 residências no município.
Já em Porto Velho, a operação resultou na recuperação de 7 transformadores, que ao todo somam aproximadamente R$ 113 mil em equipamentos, além de medidores e outros materiais de uso exclusivo da concessionária. Esse tipo de furto compromete diretamente a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia, impactando milhares de clientes.