
Uma frente fria que se deslocava pelo Sul do país mudou de rota reconfigurando o cenário climático nacional, e desta vez, alcança áreas da Amazônia, incluindo o estado de Rondônia e a capital Porto Velho.
Segundo os meteorologistas, o sistema intenso “muda de endereço” ao se concentrar no Sudeste e Centro-Oeste, canalizando um corredor de umidade vindo da Amazônia e provocando instabilidades também na Região Norte.
Com isso, Rondônia — historicamente marcada por longos períodos de seca — deve experimentar uma guinada no tempo. A previsão é de aumento nas chances de pancadas de chuva e até temporais para diversas áreas do estado.
Para Porto Velho, a notícia surge em um contexto de alertas recentes: na madrugada de 26 de novembro, a cidade registrou mais de 100 mm em poucas horas — volume maior do que o acumulado de todo o mês de novembro em 2024 — resultando em alagamentos em diversos bairros.
Especialistas meteorológicos alertam que o fenômeno climático, ao transportar umidade amazônica para regiões tradicionalmente secas, pode alterar o padrão climático local por dias, trazendo — além de chuva — instabilidade nas temperaturas, aumento da umidade e possíveis temporais com ventos fortes.
Impactos e orientações:
- Agricultores e trabalhadores do campo devem redobrar a atenção — a chuva pode favorecer a umidade do solo, mas também dificultar o manejo agrícola.
- Na zona urbana, os moradores de Porto Velho devem se preparar para possíveis alagamentos, sobretudo em áreas mais baixas da capital.
- A população em geral deve acompanhar a previsão do tempo e eventuais alertas oficiais, reunidos em boletins emitidos por órgãos oficiais de meteorologia.
Este deslocamento de frente fria demonstra como fenômenos climáticos de regiões distantes podem repercutir no Norte do país — e reforça a importância de preparativos e monitoramento atento do clima.
Fonte: noticiastudoaqui.com