
Segundo a instituição, a contagem foi feita a partir de imagens aéreas analisadas por inteligência artificial e tem margem de erro de 12%, o que indicaria que o público no momento de pico pode ter variado entre 15,1 mil e 20,1 mil participantes.
A USP informou que utilizou sete imagens captadas às 15h15, horário de maior concentração de público, analisadas pelo sistema P2PNet, que identifica pessoas nas fotos. O método tem erro médio estimado em 12%.
Fontes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), no entanto, disseram à revista Oeste que a manifestação reuniu entre 50 e 100 mil pessoas.
O ato marcou o fim da chamada Caminhada pela Liberdade, percurso de aproximadamente 240 quilômetros iniciado em Paracatu (MG) na última segunda-feira (19), com trechos por Minas Gerais e Goiás até a capital federal.
O grupo defende a derrubada dos vetos do presidente Lula ao Projeto da Dosimetria, que pode beneficiar condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).