Comissão de Educação distribui matérias e anuncia levantamento da situação das escolas estaduais



Dados da realidade das escolas devem embasar audiência pública na Assembleia Legislativa

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta quarta-feira (29), no plenarinho 1, sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT), com a presença dos deputados Adelino Follador (DEM) e Ismael Crispin (PSB).

Foram distribuídas algumas matérias. O deputado Adelino Follador emitiu parecer favorável ao projeto de lei 070, de autoria do deputado Geraldo da Rondônia (PSC), que institui o Dia Estadual do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

Continua após a publicidade.

Follador também recebeu e irá emitir parecer nos projetos de lei 082/19, que autoriza o Executivo a instituir a Política Estadual de Educação Empreendedora, e 084/19, que que autoriza o Executivo a promover a inclusão do tema “Educação Sócio digital”, como tema transversal e especial, no currículo do Ensino Fundamental e Médio na rede pública estadual, ambos de autoria do deputado Cabo Jhony Paixão (PRB).

O deputado Ismael Crispin recebeu três matérias para emitir parecer, sendo o projeto de lei 071/19, de autoria de Adelino Follador, que cria e estabelece as diretrizes para o Concurso de Redação nas escolas do Estado de Rondônia; e mais dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL), de números 039 e 040, de autoria do deputado Marcelo Cruz (PTB), concedendo Medalhas do Mérito Legislativo aos ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante e Hiram Marques.

Escolas

Continua após a publicidade.

Lazinho da Fetagro declarou que, por iniciativa de seu gabinete, para gerar informações sobre a situação das escolas estaduais, está sendo feito um amplo levantamento de dados, em todo o Estado.

"Hoje, iríamos apresentar um levantamento de todas as escolas estaduais, mas o trabalho ainda não ficou pronto, pois estamos com dificuldades em algumas escolas. Esse trabalho busca fazer um levantamento da situação das unidades escolares, para ser encaminhado aos deputados estaduais e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc)", disse Lazinho.

O presidente da Comissão informou ainda que há a possibilidade de se realizar uma audiência pública, para avaliar os dados coletados.

Continua após a publicidade.

Ismael Crispin (PSB) enalteceu a iniciativa do trabalho, mas lamentou que em algumas escolas, a assessoria não tenha conseguido acesso às informações. "Se existe essa barreira, precisamos transpor. Minha sugestão é de que esta Comissão oficie ao secretário da Seduc, informando sobre a realização desse levantamento e pedindo amplo acesso aos dados e às escolas".

Follador declarou que "ter uma visão global da educação é importante. Parabenizo ao deputado Lazinho pela iniciativa e é conhecendo a realidade que podemos atuar. Esses problemas mais críticos precisam ser identificados, para que possamos encaminhar as possíveis soluções".

Fotos: José Hilde-Decom-ALE-RO



Noticias da Semana

Veja +