A Câmara Municipal, homenageou aos Soldados da Borracha e concedeu o título de Amigo de Porto Velho ao General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
- Em um momento em que o país precisa cada vez mais hastear a bandeira do patriotismo é uma honra homenagear estes heróis de nossa história, bravos guerreiros da nossa pátria, destacou Aleks Palitot, professor e vereador autor da indicação.

Mais de cem mil nordestinos foram trazidos para a Amazônia entre as décadas de 20 e 50 do século passado. Mais que os soldados enviados para a Itália na II Guerra Mundial. Ao visitar Porto Velho em 11 de dezembro de 1940, o presidente da República, Getúlio Vargas, teria dito a 5 mil portovelhense que o ouviam:
- Cada operário era um soldado, e cada soldado um trabalhador.
O presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia, Seu José Romão Grande, o antigo soldado da borracha, agradeceu a homenagem afirmando:
- Tenho o grande prazer de agradecer a esta entidade e ao Professor Aleks Palitot o convite feito a nossa classe. E pelo reconhecimento prestado quando não mais nem esperávamos.

O General Leal lembrou que a história da Brigada se mistura com a de Rondônia e citou marcos estabelecidos por Rondon, então inspetor de fronteira. Para ele, o Exército sempre se fez presente na Amazônia, como braço forte, na abertura e demarcação de novas fronteiras ou como mão amiga, ao levar cidadania à comunidades distantes dos centros urbanos.(Com informações de Romeu Noé)
Fonte: noticiastudoaqui.com