Porto Velho, RO - Todo o trabalho encabeçado pelo ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO), coordenador da bancada federal de Rondônia, desde março de 2017, culminou com a autorização para que o Governo do Estado, por meio do DER, licitasse a obra de ampliação e reforma do Aeroporto Capital do Café. A informação foi repassada pelo Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues e ao deputado estadual Cirone Deiró (Podemos) nesta semana em Brasília.
A liberação do convênio, no valor de 6 milhões de reais, faz parte das estratégias do Governo Federal de expandir a capacidade aeroportuária no Brasil para garantir atendimento à crescente demanda, por meio da ampliação, reformas e construção de novos terminais de passageiros e cargas, entre outros.
A vinda da equipe da Secretaria da Aviação Civil (SAC), a presença do secretário da Aviação Civil, Dario Rais Lopes em 2017, teve como objetivo aumentar as oportunidades de acesso e mobilidade através do programa de aviação regional.
O aeroporto de Cacoal recebe um voo diário com jato que tem a capacidade para 119 passageiros. Aproximadamente 400 pessoas circulam por dia no terminal que é de pequeno porte. Daí a necessidade da ampliação. A obra deve contemplar a ampliação do terminal de passageiros, instalação de equipamentos de navegação e estação meteorológica para diminuir o cancelamento de voos por causa do mau tempo.
Foram instalados os equipamentos de voos das duas cabeceiras do aeroporto Capital do Café. O objetivo é diminuir os cancelamentos de voos. Para atingir a mudança de categoria, estão sendo instalados o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação), a Estação Meteorológica (EMS); e Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Trafego Aéreo (EPTA). Será feita a instalação de um sistema de indicador de rampa que deve facilitar o trabalho de pouso das aeronaves. Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando.
Fonte: Oobservador