Acir diz que redução na tarifa de energia é vitória da sociedade rondoniense
![]() |
O senador Acir Gurgacz comemorou a redução média de 11,29% da tarifa de energia elétrica em Rondônia e disse que é uma vitória da sociedade rondoniense. O senador vem cobrando a redução da tarifa de energia desde a privatização da Ceron, em agosto de 2018, quando houve um aumento de 27%. Acir participou ativamente no Congresso Nacional do debate em torno das alterações na MP 998 de 2020 e dos empréstimos da conta Covid, que possibilitaram a redução da tarifa de energia em Rondônia.
“A redução da tarifa de energia elétrica em Rondônia é uma vitória de todos os rondonienses, que se mobilizaram em todo o Estado, e dos parlamentares, que trabalharam unidos em Brasília cobrando essa medida da Aneel”, frisou Gurgacz.
O senador disse que vai continuar cobrando serviços de qualidade da Energisa, com respeito aos consumidores e o fornecimento regular de energia em todo o Estado.
“Também vou continuar na luta pelo fim das bandeiras tarifárias em Rondônia, assim como pela aprovação da PEC do ICMS da Energia, de minha autoria, que exige o repasse deste imposto também aos Estados produtores e não somente aos Estados consumidores, como ocorre atualmente”, frisou Gurgacz.
Redução
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (8), o resultado da Revisão Tarifária Extraordinária Contratual da Energisa Rondônia – Distribuidora de Energia S.A. – ERO, a vigorar a partir de 13 de dezembro de 2020. Com a decisão, as tarifas de energia elétrica dos consumidores atendidos pela distribuidora terão redução média de -11,29%.
A empresa em questão atende cerca de 660 mil unidades consumidoras no estado de Rondônia. Para a classe de consumo baixa tensão em média a redução será de -9,85%, para alta tensão em média (industriais) -16,12% e para efeito médio para o consumidor será de -11,29%.
Os índices negativos resultam da redução dos custos com pagamento de encargos setoriais e da diminuição dos gastos com compra de energia. Essas reduções ocorreram em razão das alterações promovidas pela Medida Provisória nº 998 de 2020, conhecida como MP do Consumidor. Já o empréstimo da Conta-covid proporcionou amortecimento de -1,59% na presente proposta.
O pedido de Revisão Tarifária Extraordinária da Energisa Rondônia foi discutido em consulta pública no período de 16 de setembro a 03 de novembro 2020 e contou ainda com uma audiência pública virtual, realizada no dia 8 de outubro.
Fonte: Diariodaamazonia
