Senado votará proposta para ampliar mandato de senadores de 8 para 10 anos



PEC será pautada na CCJ e enfrenta resistência de senadores que defendem redução dos mandatos e fim da reeleição.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado votará, nesta quarta-feira (22), uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que pode ampliar o mandato de senadores de 8 para 10 anos.

A medida, que faz parte do pacote que discute o fim da reeleição para cargos do Executivo, é alvo de crítica da oposição ao governo Lula.

Continua após a publicidade.

Eduardo Girão (Novo-CE), um dos senadores que se manifestaram contra a proposta, classificou a iniciativa como “um absurdo que dificulta ainda mais a alternância de poder”.

Ele apresentou uma emenda para reduzir o mandato senatorial para cinco anos, em linha com a proposta de unificação dos mandatos e eleições gerais a cada cinco anos para todos os cargos eletivos.

Segundo o parlamentar, a ampliação dos mandatos segue a mesma lógica de outras medidas recentes consideradas impopulares, como a ampliação do número de deputados federais de 513 para 531. “Como se não bastasse a irresponsabilidade fiscal do governo Lula e o péssimo exemplo de gastança do STF, o Congresso continua na contramão da vontade do povo”, afirmou.

Continua após a publicidade.

Girão usou também as redes sociais para pedir mobilização popular para pressionar os colegas antes da votação. “Peço sua articulação junto aos senadores que você conhece, pois a votação será na CCJ, às 9h”, escreveu.

(conexão politica)


Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +