
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação Mykyara II, com o objetivo de combater crimes de desmatamento, caça ilegal e ameaças a mulheres indígenas no Território Indígena Myky, localizado entre os municípios de Brasnorte e Juína, no estado de Mato Grosso, próximo à divisa com Rondônia.
Durante a ação, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e onze de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. A operação é uma continuidade das investigações que apuram o avanço de atividades criminosas em áreas de preservação e dentro de terras indígenas.
De acordo com a PF, o grupo investigado é suspeito de promover abate de animais silvestres, como onças-pintadas, antas e queixadas, além de atuar no desmatamento ilegal, que teria atingido mais de 1.140 hectares apenas em 2024.
As apurações também revelam denúncias de ameaças graves e intimidações a mulheres indígenas que tentaram impedir a exploração ambiental dentro do território tradicional.
A Polícia Federal reforçou que a operação visa proteger o meio ambiente e garantir a segurança das comunidades indígenas, além de responsabilizar os envolvidos por crimes ambientais e por violação de direitos humanos.