NOVO ELDORADO DO NORTE - Azul realiza voos exclusivos para a Petrobras entre Macapá e Oiapoque para apoiar exploração de petróleo

Publicidade

Fretamentos levaram equipes para avaliação pré-operacional na Bacia da Foz do Rio Amazonas, última etapa antes da licença ambiental.

A Azul Linhas Aéreas iniciou voos fretados para atender a Petrobras em suas operações no extremo norte do país. O ATR 72-600, matrícula PR-YXE, decolou de Macapá com destino a Oiapoque, município amapaense localizado na fronteira com a Guiana Francesa e próximo à área onde a estatal pretende perfurar os primeiros poços de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas.

Macapá spas

De acordo com o planejamento, os poços deverão ser perfurados a cerca de 175 quilômetros ao nordeste de Oiapoque. Para isso, a Azul realizou voos nos dias 22 e 25 de agosto, transportando equipes da Petrobras responsáveis pela Avaliação Pré-Operacional (APO), considerada a última etapa para a obtenção da licença ambiental necessária à exploração.

A avaliação foi concluída na tarde da última terça-feira (27), mas ainda não há data oficial para o início das atividades de perfuração. Como Oiapoque não dispõe de voos comerciais regulares, a expectativa é de que a Azul mantenha novos fretamentos exclusivos para garantir apoio logístico às operações da estatal em uma das cidades mais setentrionais do Brasil.

Best of Brazil travel

Com o fim das operações da Voepass, a Azul também tem expandido sua participação no transporte aéreo de trabalhadores do setor de óleo e gás na Amazônia. Enquanto esses voos são, em grande parte, voltados para operações onshore, a futura exploração da Petrobras no Amapá será offshore, ou seja, realizada em alto-mar.

Publicidade

(folhadoamapa)



Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +