PF e MP prendem policial militar e empresários de RO por ordem de Moraes



Operação aconteceu em Colorado do Oeste (RO) na manhã de sábado (17). Investigações mostraram que o grupo limitava a população ao direito de ir e vi, quantidade de alimentos, acesso a compra de combustível entre outros.

 

A Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), deflagraram uma operação com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que tinha como objetivo praticar crimes contra a liberdade durante os bloqueios das rodovias federais em Rondônia.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. Os alvos eram empresários, produtores rurais e um policial militar da reserva. A ação aconteceu na manhã deste sábado (17), em Colorado do Oeste (RO).

Investigações

Segundo o MP, as investigações tiveram início em novembro deste ano, após comerciantes, caminhoneiros e autônomos informarem aos policiais que haviam sido constrangidos pelos líderes da manifestação, que são contrários ao resultado da eleição nacional.

Durante as investigações, a PF e o MP apuraram que o grupo:

  • Coagiam servidores públicos;

  • Impediam pessoas de trafegar ou obrigavam elas a aderir ao movimento;

  • Comércio foi obrigado a fechar como forma de apoio à manifestação;

  • Pessoas foram impedidas de abastecer seus veículos livremente;

  • Caminhões tanques foram impedidos de passar;

  • Quantidade de combustível foi limitado para os moradores.

Além disso, o Ministério Público constatou que a população local foi "cerceada do acesso a bens de consumo essenciais, tais como alimentos, água, combustível e botijão de gás, estudantes tiveram prejudicado o seu acesso às escolas".

Conforme mostrou a investigação, alguns dos investigados possuíam licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador, conhecido como CAC.

Operação conjunta

Além dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, o Juízo de Direito da Vara Criminal de Colorado do Oeste determinou outras medidas cautelares, como a suspensão do direito ao porte e a posse de arma de fogo, bem como três medidas de monitoramento eletrônico.

Na operação teve a participação de cerca de 50 policiais federais, que durante a ação apreenderam:

  • Nove armas;

  • mais de 500 munições de diferentes calibres e;

  • 6 aparelhos telefônicos.

Os objetos apreendidos serão analisados pelos agentes federais para que seja possível identificar outros envolvidos, sobretudo, possíveis financiadores do grupo criminoso.

(G1)



Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Noticias da Semana

Veja +