Foram registrados mais de 18 mil acidentes no último ano com pouco mais de 16 mil vítimas, entre as fatais e as que tiveram ferimentos.
![]()  | 
			
Mais de 18 mil acidentes de trânsito foram registrados em 2022 em Rondônia, resultando em mais de 16 mil vítimas em todo o estado, entre as que morreram e as que tiveram apenas ferimentos. Os motociclistas lideram o ranking de vítimas, representando 60% do todo.
Os dados são do Anuário Estatístico de Sinistro de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que apontam que, apesar de terem se envolvido 39% menos em acidentes de trânsito, os condutores de motocicletas foram vítimas em 3,4 vezes mais casos, em comparação com os condutores de carros.

Ao todo, 459 pessoas perderam a vida no trânsito no estado de Rondônia em 2022. Desses, 278 eram condutores ou passageiros de motocicletas.
Os registros de vítimas também incluem pedestres, ciclistas e condutores de outros tipos de veículos:

Os dados do Anuário também apontam que mais de 15 mil acidentes foram causados por fator humano, sendo o principal fator a falta de atenção:
- 
	
Falta de atenção
 - 
	
Desobediência à sinalização
 - 
	
Ingestão de álcool
 - 
	
Animais na pista
 - 
	
Velocidade incompatível
 
Mais de 80% dos casos foram registrados nas áreas urbanas, e mais de 6 mil casos foram somente na capital.

A Coordenadoria de Registro de Estatística e Sinistros de Trânsito (Renaest) coleta dados do sistema do Detran, Instituto Médico Legal (IML), Sistema de Informação de Mortalidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
(G1)
