
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em colaboração com a Polícia Civil de Rondônia (PCRO), prendeu na última sexta-feira (4), em Curitiba, o pastor Clebson Freitas de Oliveira, de 45 anos. Ele é acusado de envolvimento no desvio de mais de R$ 6 milhões de uma agência do Sicoob em Porto Velho.
As investigações conduzidas pela PCRO tiveram início em 29 de janeiro de 2025, após o registro de um boletim de ocorrência por furto qualificado com abuso de confiança. De acordo com o delegado da PCPR, Emmanoel David, entre 3 de maio de 2024 e 17 de janeiro de 2025, Clebson, que atuava como tesoureiro da cooperativa, teria subtraído valores que deveriam ser registrados como Guias de Transporte de Valores (GTVs), mas que não foram lançados no sistema contábil da instituição. O montante desviado ultrapassa R$ 6 milhões.
Além do furto, as investigações apontam para a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. A operação que resultou na prisão de Clebson foi denominada "Quebra de Confiança", em referência à posição de tesoureiro ocupada por ele na cooperativa. Durante a ação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares.
Clebson estava foragido desde março de 2025, quando a Justiça expediu um mandado de prisão temporária de cinco dias, que poderia ser prorrogado pelo mesmo período. A decisão foi tomada pela 2ª Vara Criminal de Porto Velho, com base nas acusações de furto e associação criminosa. Na ocasião, agentes tentaram cumprir a ordem de prisão, mas não localizaram o suspeito. A Polícia Civil divulgou informações para tentar capturá-lo.
A prisão de Clebson Freitas de Oliveira representa um avanço significativo nas investigações sobre os desvios na cooperativa. As autoridades continuam apurando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e recuperar os valores subtraídos.
Fonte: notíciastudoaqui.com