A Nasa anunciou nesta sexta-feira, 7, que abrirá a Estação Espacial Internacional (ISS) para viagens turísticas e empresariais a partir de 2020. Segundo a direção do laboratório espacial, serão organizadas duas missões privadas anualmente.
“A NASA abre a Estação Espacial Internacional a oportunidades comerciais”, anunciou em Nova York Jeff DeWitt, diretor financeiro da agência espacial americana.
“Autorizará duas missões curtas de astronautas privados por ano”, precisou Robyn Gatens, gerente da estação.
A medida permite que empresas privadas possam alugar por um tempo parte da ISS. As viagens podem, inclusive, ter propósitos comerciais, como a gravação de filmes e propagandas, e testes de novos produtos.
Segundo a nova diretriz da Nasa, as companhias poderão escolher seus próprios astronautas para desenvolver os projetos, além de levar suas tecnologias para o laboratório flutuante.
No entanto, é esperado que a oportunidade tenha um preço alto pelo que ela oferece. A medida é uma forma da agência americana obter financiamento para seus projetos.
— NASA (@NASA) 7 de junho de 2019
A Estação Espacial Internacional é um laboratório espacial que se encontra em órbita baixa, entre 340 e 353 quilômetros de distância da Terra, o que facilita sua visualização. Viaja a uma velocidade média de 27 700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.
Fonte: Veja