Supernovas, explosões de estrelas, podem ter alterado clima da Terra



Estudo indica que elas emitiram carbono-14 no planeta, contribuindo para mudar o clima

 

Um estudo publicado na revista científica International Journal of Astrobiology sugere que o clima do planeta terra pode ter sofrido influência direta das supernovas por pelo menos quatro vezes nos últimos 40 mil anos. Para quem não entende de astronomia, supernova nada mais é do que a explosão de estrelas em estágios finais da evolução.

Continua após a publicidade.

Os estouros dos astros são tão potentes que um único evento é capaz de liberar tanta energia quanto o Sol durante toda a sua vida. Autor da pesquisa, Robert Brakenridge compilou 18 supernovas que ocorreram nos últimos 4.900 anos-luz da Terra. O tempo estimado desses eventos astronômicos foram comparados com os picos de carbono-14 no planeta.

O carbono-14 é raro na Terra e só é constatado após influência externa, como radiação de alta energia do espaço. "Esses são eventos extremos e seus efeitos potenciais parecem coincidir com os registros de anéis de árvores", explica o cientista.

"Geralmente há uma quantidade constante ano após ano […] As árvores captam dióxido de carbono e parte desse carbono será radiocarbono", comenta Brakenridge.

Continua após a publicidade.

Pico de radiocarbono

Conforme o estudo, após a explosão de uma estrela na constelação de Vela, cerca de 815 anos-luz da Terra, houve aumento de 3% nos níveis de radiocarbono na atmosfera da terra. "O que me faz continuar é quando eu olho para o registro terrestre e digo: 'Meu Deus, os efeitos previstos e modelados parecem estar lá'", conclui Brakenridge.

Outras pesquisas também indicam que o clima da terra foi diretamente afetado pelas supernovas.

Continua após a publicidade.

Fonte: O Tempo 



Noticias da Semana

Veja +