Hubble mostra choque entre Via Láctea e Andrômeda



Colisão de galáxias, um fenômeno mais frequente no passado do universo, deverá acontecer em cerca de 4 bilhões de anos

 

Em algum momento em um futuro distante, cerca de 4 bilhões de anos a partir de agora, nossa galáxia, a Via Láctea, colidirá com a galáxia vizinha de Andrômeda (M31), conforme ilustrado na versão artística vista acima.

Continua após a publicidade.

O universo está se expandindo e acelerando, e ainda acontecem colisões entre galáxias próximas umas das outras porque elas são limitadas pela gravidade da matéria escura que as cerca. As visões profundas do universo do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, mostram que esses encontros entre galáxias eram mais comuns no passado, quando o universo era menor.

Um século atrás, os astrônomos não percebiam que a M31 era uma galáxia separada muito além das estrelas da Via Láctea. Edwin Hubble mediu sua vasta distância descobrindo uma estrela variável que servia como um “marco miliário”.

O Hubble passou a descobrir o universo em expansão, onde as galáxias estão se afastando de nós, mas há muito se sabe que a M31 está se movendo em direção à Via Láctea a cerca de 402 mil quilômetros por hora. Isso é rápido o suficiente para viajar daqui até a Lua em uma hora.

Continua após a publicidade.

(RevistaPlaneta)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +