O MUNDO CHORA - O mundo reverencia o Rei do futebol | Notícias Tudo Aqui!

O MUNDO CHORA - O mundo reverencia o Rei do futebol

Compartilhe:

A morte do maior jogador de todos os tempos é lamentada por todas as lendas do esporte

 

A morte do maior jogador da história do futebol repercute na imprensa mundial e nos perfis de clubes e de grandes atletas do esporte nesta quinta-feira, 29. Pelé morreu hoje, aos 82 anos, depois de passar um mês internado para reavaliação de um câncer. Ainda não há detalhes sobre o velório. O sepultamento será feito em Santos, cidade que jamais sairá do mapa do futebol e cuja história se mistura com a do Rei.

Confira abaixo algumas das principais publicações:

Edson partiu. Pelé é eterno 

Há sempre uma lógica por trás de toda loucura, alguém pondera quando confrontado com maluquices indecifráveis. A frase pode valer para outros países. Não é o caso do Brasil. Porque é uma loucura sem vestígios de lógica o tratamento áspero dispensado por tantos nativos do País do Futebol ao maior jogador de todos os tempos. Nunca se viu nem se verá algo parecido, penso ao revisitar Pelé Eterno, o admirável documentário de Aníbal Massaini lançado em 2004.

Espantosamente, não são poucos os que insistem em confundir Edson Arantes do Nascimento com Pelé, e atribuem equívocos eventualmente cometidos por sua camuflagem humana à entidade de tal modo misteriosa que a nenhum mortal será dado explicá-la. Essa miopia impede que se enxergue o abismo sideral que separa um deus atemporal do mineiro de Três Corações que acaba de partir aos 82 anos de vida.

Em qualquer país, as filas de espectadores ansiosos pelas imagens de Pelé Eterno se teriam estendido por centenas de quilômetros, provocando assombrosos engarrafamentos humanos – e ai de quem esboçasse algum indício de contrariedade, porque o mais diminuto sinal de insatisfação haveria de configurar uma afronta intolerável aos milhões de súditos mobilizados para a reverência coletiva ao monarca. Mas o Brasil não é um país qualquer. Vi o filme cinco vezes. Em todas sobrava lugar na sala.

Multidões já se acotovelaram nos comícios de Lula para aplaudir o milagreiro de botequim prometendo o impossível. Em contrapartida, incontáveis brasileiros ignoraram o filme que mostra o gênio incomparável fazendo o impossível — e mais um pouco. Se o protagonista fosse Maradona, por exemplo, os cinemas da Argentina estariam com lotação esgotada até 2050, e futuros avós disputariam a socos e pontapés um ingresso para o neto que nem nasceu. Mas o Brasil não é para amadores, ensinou Tom Jobim.

Pelé foi ironizado por ter pedido mais atenção para as crianças na noite do milésimo gol. Lula, um gigolô de adultos infantilizados pela idiotia, especializou-se na repulsiva exploração da ignorância de gente para quem viver é não morrer de fome. O inventor de jogadas irrepetíveis viu-se cobrado por qualquer miudeza, e se expôs a zombarias ao escorregar no inglês.

O leitor pode ler o artigo completo sobre o Rei ao clicar neste link.

(revistaoeste)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui