'TELEPATIA' POR ALTA TECNOLOGIA - Primeiro implante de chip cerebral da Neuralink é realizado com sucesso em paciente humano
Elon Musk anuncia marco histórico na integração mente-máquina em redes sociais
|
No domingo (28), um marco revolucionário foi alcançado quando um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral desenvolvido pela Neuralink, empresa de Elon Musk. O anúncio, feito pelo próprio empresário, agitou as redes sociais na noite desta segunda-feira (29).
Autorizado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em maio de 2023, este avanço culminou após quatro meses de inscrições abertas para voluntários pela Neuralink.
Denominado "Telepatia", o primeiro dispositivo da Neuralink permite que os usuários controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento. Musk destacou que os primeiros beneficiários serão aqueles que perderam o uso dos membros, vislumbrando um potencial para comunicação mais rápida, como no caso de Stephen Hawking.
Segundo Musk, o paciente submetido ao implante inicial está se recuperando bem, e os resultados preliminares indicam uma promissora detecção de picos neurais. O procedimento, conduzido por um robô, visa avaliar a segurança tanto do implante quanto do próprio dispositivo cirúrgico.
Até o momento, a Neuralink não divulgou detalhes adicionais sobre o paciente ou o procedimento realizado no domingo. As inscrições para voluntários inicialmente direcionadas a pessoas com paralisia devido a lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.
(Diário da Amazônia)
Noticias da Semana
* 12 ESTUDANTES COM NOTA 1000 - MEC divulga notas dos candidatos; saiba como conferir
* BANDIDOS NÃO FICARÃO SEM RESPOSTA - Polícia Militar Divulga nota de pesar pela Morte do Cabo da PM
* NÃO ADIANTOU FUGIR - Cunhados são presos com drogas em apartamento no Orgulho do Madeira
* TRAGÉDIA DAS ÁGUAS - Período chuvoso já registra 24 mortes em Minas
* PRESIDENTE OU GOVERNADOR - Gusttavo Lima se reúne com Caiado e é convidado para o União Brasil
* PARANÁ CONFIRMA POLARIZAÇÃO - Em cenário sem Marçal, Bolsonaro venceria Lula em 2026