O que temos para comemorar nesta data?
Aviltamento. Só.
Desemprego corrompendo o profissional; salário indigno para a absoluta maioria dos trabalhadores em comunicação; pisos salariais aviltantes, principalmente nos poderes executivo e legislativo, a exemplo de Rondônia; desrespeito: profissionais exonerados de funções públicas sem sequer serem avisados; chá de cadeira; funções próprias da profissão ocupadas por estranhos a ela: agressões em função da atividade profissional e até homicídios.
E poder público inerte, inoperante e insensível na resolução dos crimes contra jornalistas, repórteres e comunicadores de forma geral.
Como se não bastasse, ainda temos a banalização da profissão nestes tempos de comunicação virtual via famigeradas redes sociais e a desagregação da categoria em torno das suas entidades de classe.
O que comemorar? Que liberdade, de fato, temos? Se somos um dos pilares da democracia como tantos dizem, esse pilar está com suas bases corroídas. Se sofremos todo tipo de limitação e dificuldade para exercer, com segurança e dignidade, o sagrado direito de informar a sociedade, volto a perguntar: que liberdade nós temos?
OsmarSilva – jornalista – Presidente da Associação da Imprensa de Rondônia-AIRON – Diretor do noticiastudoaqui.com – sr.osmarsilva@gmail.com – sApp 99265.0362