No total, cinco reportagens foram vencedoras. Cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (13), em Porto Velho.
![]() |
G1 e a Rede Amazônica, afiliada Rede Globo, venceram o 9° Prêmio MP-RO de Jornalismo. A solenidade de premiação aconteceu nesta quarta-feira (13) na sede do Ministério Público, em Porto Velho. O tema da edição de 2019 era "O Ministério Público como meio de Transformação Social". Os finalistas foram anunciados na última segunda-feira (11).
O G1 venceu o 9º Prêmio do MP-RO de jornalismo na categoria educação, com a reportagem "Grupo de Mães recorre ao MP para garantir acesso dos filhos com deficiência à educação inclusiva em RO" , de autoria do repórter Diêgo Holanda.
Pela Rede Amazônica, o repórter de Ji-Paraná (RO) Gedeon Miranda conquistou o primeiro lugar da categoria Sustentabilidade, com uma reportagem sobre "Destruição na Amazônia: Ministério Público combate Crimes Ambientais".
A repórter Jheniffer Núbia, do G1, ficou na segunda colocação da categoria Segurança Pública, com a reportagem "Após sofrer preconceito na busca de emprego, reeducando abre a própria empresa em Rondônia"
O G1 também foi finalista no prêmio com mais duas matérias: Ação que pede Delegacia da Mulher 24h por dia completa 6 anos sem julgamento em RO (Segurança Pública), de autoria do repórter Diêgo Holanda; e Rondônia deve gastar R$ 2,4 milhões com pensões de ex-governadores em 2019 (Defesa do Patrimônio Público), de autoria do repórter Diêgo Holanda.
Abaixo, veja as outras reportagens que venceram em primeiro lugar no prêmio MPRO de Jornalismo:
-
"Em Busca de um Lar”, de autoria do jornalista José Cícero Dutra de Moura, do site Rondônia ao Vivo.
-
“Violência contra a Mulher e Feminicídio em Rondônia”, de autoria da jornalista Janaína Cristina Muniz de Brito, veiculada na RedeTV.
-
“O Jornalismo independente traz reflexos no combate à corrupção, possível economia milionária aos cofres públicos, segurança e dados privados e ajuda a criar nova ferramenta de fiscalização”, de autoria do jornalista Vinícius Canôva, do site Rondônia Dinâmica.
Os vencedores em 1º lugar receberam R$ 5 mil, além de troféus e certificados. Os trabalhos classificados em 2º e 3º lugares de cada um dos eixos receberam troféus e certificados.
Durante a solenidade, houve a palestra da jornalista Verônica Machado com o tema "Jornalismo, Transformação Digital e Empreendedorismo".

Jurados
Os jurados convidados para compor a comissão do 9° Prêmio MP-RO de Jornalismo foram os promotores de Justiça Luciana Nicolau de Almeida, Yara Travalon Viscardi, Fábio Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio, Anderson Batista De Oliveira e Elias Chaquian Filho.
Também fizeram parte da comissão as jornalistas Clênia Goreth (MP-MT), Simone Norberto (TJ-RO), Daiana Aparecida de Souza (ESBR), Janaína Ribeiro (MP-AL), Luiza Archanjo (MPF-RO), Waléria Leite (MP-MS), Renata Silva (Embrapa/RO) e o comunicador Dayan Cavalcante Saldanha (Sebrae/RO).
A premiação teve como presidente de honra o Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite.



Fonte: G1
