
O humorista Paulo Vieira, da TV Globo, se manifestou nesta terça-feira (15/7) após os comentários preconceituosos escritos pelo empresário Marcelo de Carvalho. Em seu perfil no X, antigo Twitter, um dos donos da RedeTV! disse que o irmão do seu filho mais velho foi assaltado por “um sujeito de aparência africana”. Após críticas, ele apagou a postagem.
Lamentou
Mesmo assim, prints com a fala preconceituosa de Marcelo de Carvalho circularam nas redes sociais. Em seu perfil na mesma plataforma, Paulo Vieira lamentou que o empresário seja dono de uma emissora de televisão e que tenha o poder de escolher “o conteúdo que milhares de pessoas vão assistir”.
“Eu tô desde ontem pensando nisso aqui”, escreveu o humorista da TV Globo. “Cê tem noção que esse cara tem uma TELEVISÃO? Cê tem noção que televisão é uma concessão PÚBLICA? Ele escolhe o conteúdo que milhares de pessoas vão assistir. Eu tô desde ontem pensando nisso aqui”, lamentou Paulo Vieira.
“Racista”
Além de Paulo Vieira, quem também se manifestou sobre o caso foi a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank. A esposa de Bruno Gagliasso fez um longo desabafo e chamou Marcelo de Carvalho de racista.
“Acho que as verdades incontestáveis são outras, Marcelo! 1- Você foi racista e não sou eu que estou dizendo, foi você quem escolheu ser ao escrever nas redes sociais. Racismo é crime assim como furto. Sabia? A única coisa óbvia é essa fala vir sempre do mesmo lugar: homens heteros, brancos, que se acham superior e o centro do universo por ter… dinheiro”, começou.
Ainda na publicação, a atriz disparou: “2- Quem invadiu a África pra roubar foram os Europeus. Uma aulinha de história não faz mal pra ninguém. 3- Apagar o tweet depois da repercussão não é arrependimento, é recibo de quem teme pelo status e reputação no mercado”, ressaltou.
Entenda o caso
- O empresário Marcelo de Carvalho usou as redes sociais para relatar um assalto ocorrido com o irmão de seu filho mais velho em Barcelona, na Espanha.
- Em uma sequência de publicações no X (antigo Twitter), ele associou o crime à imigração africana e criticou as políticas de acolhimento na Europa.
- Na postagem, ele declarou: “Obviamente um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar”, escreveu.
- “Arrancou o celular e saiu correndo. Ao invés de salvar os muçulmanos africanos, vão acabar com a Europa”, continuou Marcelo ao comentar o episódio.
- Diante das críticas, o empresário voltou ao assunto pouco depois e rebateu: “É um sujeito de aparência africana. Poderia ser de aparência japonesa. Poderia ser de aparência eslava, poderia ser de aparência viking. Eita saco de gente chata”, postou.