Publicidade

JIU-JITSU – Arte, defesa e disciplina no CEU da Leste

Publicidade

Os dias de aula são de segunda a sexta feira, onde mais de 100 alunos, de 4 a 60 anos, no horário das 6 até as 8 e das 08 até as 10 têm encontro marcado com o professor Wendel Ferreira de Freitas, faixa marrom, para mais uma aula de Jiu-Jitsu. As crianças, no primeiro horário e, no segundo, os adultos.

A satisfação dos alunos é grande, tanto que o fluxo de alunos de mais de 100 alunos só não é maior por falta de espaço. A única sala destinada a essa atividade é muito pequena e, por conta da superlotação, o ar-condicionado não dar conta. Às vezes até dificulta a realização de posições corretas.

O professor explica que esse trabalho é realizado pela Agremiação Esportiva GF Team Leão de Judá, que nasceu da junção de duas equipes.

Ele esclarece também que o Jiu-Jitsu é uma atividade de defesa e um esporte disciplinador com rigorosa hierarquia de graduação por faixa. Tem uma filosofia de vida e uma disciplina que é cobrada tanto no tatame como em casa e na escola.

- O praticante sabe que é um esporte de luta marcial oriental voltado para a defesa pessoal com rígidas regras de disciplina, educação mental e espiritual além de conhecimento das possibilidades e limites do próprio corpo. Não é um conhecimento para a prática de ilicitudes. Fora do tatame, o conhecimento e o domínio das técnicas do Jiu Jitsu só podem ser usados em defesa própria, da família ou de terceiro sob iminente e injusta ameaça, pontua o professor.  

O professor Wendel informa que além desta unidade de ensino no CEU da Zona Leste, tem outro em implantação no Candeias que será inaugura por esses dias, totalmente gratuito e beneficente.

- Nós, os professores Sergio Melo, Alef, Elton e o Nelinho não somos remunerados pela prefeitura. Ela apenas cede o espaço. Em Candeias o professor Renan é o responsável pelo Centro de Treinamento, esclarece o professor Wendel.

Wendel informou, por fim, que no dia 30 de setembro, domingo próximo, haverá um campeonato, no Ginásio Poliesportivo Cláudio Coutinho, 100% por cento gratuito. Todo mundo está convidado para assistir.

Wendel é um servidor público, nas folgas presta esse serviço a comunidade, ensinando a arte do jiu-jitsu há 12 anos. E trabalho em projetos sociais desde 2013.

 Assista o vídeo:

 

Fonte: noticiastudoqui.com 

Texto: Neto/Imagens: Arthur Felipe/Editoria: Osmar Silva

Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +

Publicidade
Publicidade