Prefeito Hildon Chaves anuncia que 2020 agricultura terá orçamento de quase 14 milhões
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Municipio
O chefe do executivo teve participação direta para garantir orçamento à altura da importância da Secretaria Municipal de Agricultura.
![]() |
Ao fazer um balanço sobre a pasta da Semagric explicou que o relatório do vereador Marcelo Reis, defendido por quase todos os vereadores, principalmente Jurandir Bengala e o vereador presidente Edwilson Negreiros, foi aprovado na semana passada e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai contar, agora em 2020, com um orçamento de 13 milhões, 995 mil reais. “Praticamente cinco vezes maior do que o que se tinha em 2019”, comemorou o prefeito.
Até meados de 2019 a Semagric era sub-secretaria e foi elevada à condição de Secretaria quando da posse do ex deputado Luiz Cláudio da Agricultura como titular da pasta, convidado pelo prefeito. O próprio Hildon Chaves fez questão de frisar que a Semagric precisa de recursos para fazer frente aos inúmeros projetos de fomento à produção rural, principalmente no modelo agricultura familiar, e o que é mais importante, conseguir cuidar da malha viária vicinal. “O estado tem 10 mil km de estradas vicinais e o município de Porto Velho tem quase sete mil. É possível manter trafegabilidade de qualidade nisso tudo sem recursos”, defendeu Hildon Chaves.
Para 2020 a Semagric vai contar com mais de sete milhões para cuidar das estradas vicinais, aproximadamente um milhão e meio para continuar desenvolvendo programas de fomento, como incentivo da mandiocultura, pró-leite, pró-café, transporte de calcário e promoção do desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura familiar.
O secretário da Semagric, Luiz Cláudio fez questão de ressaltar que em 2019, apesar dos poucos recursos, a Secretaria de Agricultura trabalhou de forma coordenada e a maioria das estradas vicinais estão em condições de trânsito, da mesma maneira que não houve paralisação em nenhum dos programas desenvolvidos pela Secretaria voltados para a melhoria a produção rural. “Nós recebemos diversas máquinas adquiridas com recursos do FiTHA2017/2018, estamos com muitas outras máquinas já licitadas e outras já licitadas e que serão entregues, esperamos, no inicio do ano.
AQUISIÇÃO DE MAQUINÁRIO
No total, temos 27 máquinas pesadas em processo já consolidado para serem entregues nos primeiros meses de 2020. Com a garantia de recursos orçamentários, acredito que não teremos nenhum problema com manutenção e abastecimento, o que vai nos dar condições de começar a trabalhar bem cedo nas estradas vicinais”, disse Luiz Cláudio da Agricultura, agradecendo a Câmara de Vereadores no entendimento da importância da Semagric e pela confiança do prefeito Hildon Chaves. “Nós estamos com um programação bem elaborada, que teve a participação do prefeito e dos diretores dos departamentos da Semagric e vamos entrar 2020 prontos para fazer a diferença, consolidando de vez Porto Velho como um grande de produção rural”, assegurou Luiz Cláudio.
Comdecom
Noticias da Semana
“Sua dívida com o Tigrinho é culpa do Lula”, diz Flávio
ACUSAÇÃO GRAVE: Justiça manda prender cuidador investigado por estupro de vulnerável contra duas mulheres em instituição de acolhimento
Polícia prende suspeito de matar mulher com as mãos amarradas na Zona Leste em Porto Velho
Braguin critica cobrança do pedágio e cobra mais segurança na BR-364 em Rondônia
Marcos Rogério aponta investimentos em Cacoal como exemplo de parceria para fortalecer a saúde nos municípios
Ouro Preto reúne mil pessoas em noite de apoio a Mariana Carvalho
Sem aumentar impostos, Furia quer aplicar melhor o ICMS em estradas e na produção
UNAMA é a vencedora do Júri Simulado do Ministério Público de Rondônia
Bruno Scheid lidera “Fora Moraes” com Nikolas Ferreira e se firma como principal nome da direita em Rondônia
Mais de mil vagas estarão disponíveis no Feirão de Emprego
Namorado de estudante encontrada morta em condomínio de Fortaleza era casado, diz investigação
