![]() |
O planejamento de atividades do comitê passa por quatro eixos organizacionais: logística, levantamento dos recursos disponíveis, operacionalização e orçamento/financeiro
Membros do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Rondônia se reúnem diariamente na sala de situação criada na Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) para apresentar soluções e inibir o avanço da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
Na manhã de quinta-feira (26), o secretário de Saúde, Fernando Máximo, a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, e o secretário-executivo da Defesa Civil do Estado, major Tadeu Sanches, juntamente com demais membros do comitê, alinharam ações conjuntas de defesa da saúde pública diante da pandemia.
O planejamento de organização de atividades e distribuição de funções do comitê está dividido em quatro eixos principais de organização: logística, planejamento de recursos disponíveis, operacionalização e orçamento/financeiro.
‘‘O organograma está perfeito. Agradeço o empenho de todos que tem se dedicado, trabalhado muito nesse momento de crise mundial devido à pandemia”, avalia o secretário.
O comitê utiliza as plataformas do governo para aliar a tecnologia à organização do fluxo de atividades que vão desde a decisão das prioridades de compra, como de testes para confirmação da Covid 19, máscaras e luvas, transporte de insumos, efetividade das barreiras sanitárias, e demais medidas para possibilitar condições para a rede pública de saúde dar uma resposta eficiente ao enfrentamento da doença.
MEDIDAS
O trabalho realizado pelo comitê soma-se a outras medidas adotadas pelo Governo de Rondônia contra o coronavírus como o novo decreto do governador coronel Marcos Rocha que altera e acrescenta dispositivos do Decreto de Calamidade Pública, a fim de que as recomendações de saúde não gerem colapso na economia, e que haja equilíbrio no trato das necessidades da população rondoniense.
As aulas nas instituições de ensino permanecem suspensas, assim como demais serviços considerados não essenciais.

Representantes da Sesau, Agevisa e Defesa Civil alinham ações com equipe do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus
Confira o que pode funcionar seguindo as recomendações de prevenção da Covid-19:
– Açougues
– Panificadoras
– Supermercados
– Atacadistas
– Distribuidoras
– Lotéricas
– Caixas eletrônicos
– Serviços funerários
– Clínicas de atendimento na área da saúde
– Laboratórios de análises clínicas
– Farmácias
– Consultórios veterinários
– Comércio de produtos agropecuários
– Pet shops
– Postos de combustíveis
– Indústrias
– Obras e serviços de engenharia
– Oficinas mecânicas
– Autopeças
– Serviços de manutenção
– Hotéis e hospedarias, sendo que o serviço de café da manhã, almoço, jantar e afins deverão ser servidos de forma individualizada na própria acomodação do hóspede
– Escritórios de contabilidade
– Materiais de construções
– Restaurantes à margem das rodovias
-Transporte aquaviário, em todo o território do Estado, sem exceder a metade da capacidade de passageiros sentados
O decreto ainda dispõe que os estabelecimentos devem respeitar a limitação de 40% da área de circulação interna de clientes, não computando área externa e administração, sendo no caso de filas fora do estabelecimento, os clientes deverão manter distância de, no mínimo, dois metros um do outro, cabendo à responsabilidade ao proprietário de manter a ordem e o distanciamento deles na área externa.
Confira as medidas e providências necessárias para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus descritas no EDITAL.
Fonte: Secom
