Oportunidade única para jovens se destacarem e representarem o estado em experiência internacional
![]() |
Estudantes do Ensino Médio da rede pública de Rondônia que demonstram atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor terão a oportunidade de participar do programa Jovens Embaixadores 2024, uma iniciativa adotada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação - Seduc. As inscrições estão abertas até 13 de agosto de 2023, e os interessados podem se candidatar através do site oficial.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados, implementado pelo Grupo + Unidos. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de participar de um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos, entre os dias 19 de janeiro e 3 de fevereiro de 2024.
Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é fundamental que os estudantes se engajem para participar desse programa. "O objetivo é encontrar jovens que desejam desenvolver ideias, produtos ou serviços que beneficiem não apenas a si mesmos, mas também suas comunidades. Isso é louvável e traz inúmeros benefícios para o nosso Estado", ressaltou o governador.
Durante o intercâmbio, os jovens participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitarão escolas, projetos de empreendedorismo social e terão encontros com representantes do governo em Washington. Posteriormente, em uma cidade a ser definida, os selecionados participarão de atividades relacionadas ao tema do programa, visitarão projetos de empreendedorismo jovem, farão apresentações sobre o Brasil e fortalecerão seu perfil de liderança, informou a titular da Seduc, Ana Pacini.
É importante ressaltar que as despesas relacionadas ao deslocamento para as avaliações escrita e oral, que são presenciais durante o processo seletivo, são de responsabilidade dos candidatos inscritos. Além disso, os selecionados arcarão com os custos adicionais referentes à solicitação de emissão do passaporte brasileiro e eventuais despesas pessoais durante a viagem, como compras, telefonemas e excesso de bagagem.
Os pré-requisitos estabelecidos no edital do programa são obrigatórios e devem ser comprovados no formulário de inscrição. Dentre os requisitos, destacam-se: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; estar cursando o Ensino Médio na rede pública brasileira; estar no mínimo no 1º ano do Ensino Médio em 2023; possuir fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; nunca ter viajado para os Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; apresentar excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; ter boas relações em casa, na escola e na comunidade; e estar atualmente envolvido em iniciativas de empreendedorismo ou impacto social em sua comunidade, por pelo menos seis meses.
A divulgação da lista dos selecionados para participar do programa está prevista para o dia 3 de novembro de 2023, e poderá ser acessada através do site oficial do programa.
(SGC)
