|
|
|
Dezenove mil e oito candidatos disputaram o cargo de prefeito e quinhentos e dezessete mil lutaram por uma cadeira de vereador nos cinco mil quinhentos e sessenta e oito municípios nas eleições de 2020 no país, registrando um aumento de 14% em relação aos 17,6 mil concorrentes de 2016 para os cargos do executivo.
No próximo ano de 2024, a expectativa é que cresça mais ainda o número de candidatos a prefeito, por conta da clara polarização entre esquerda e direita, cada lado empenhado em ampliar sua base eleitoral e ganhar musculatura para o grande duelo nas eleições de 2026.
O PT que voltou ao poder no país, está empenhado em melhorar sua pequena base nos municípios. Em 2016 tinha 254 prefeituras, o que já era pouco. Mas em 2020 quase desaparece com somente 179 cidades. Um resultado que representava o repúdio da sociedade às práticas da corrupção e do patrimonialismo espúrio praticados nos governos Lula e Dilma Rousseff.
Hoje, aqui em Rondônia e no país inteiro, existe uma grande queda de braço pela conquista de prefeituras e cadeiras nas câmaras municipais. Parece um trabalho silencioso na sociedade. Mas efervescente nas hostes partidárias em função do resultado a ser obtido em 2024, ser também, a plataforma para o cobiçado cargo de governador e de deputados estaduais. Além de deputados federais e senadores.
E observe-se ainda, que não morreu na sociedade, os temores e desconfiança com as urnas eletrônicas, tão ferozmente defendidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal, claramente faltosos na transparência ao recusarem sugestões de segurança e negarem ferramenta de auditagem. Pretendem obter confiança somente com a palavra, coisa que, claramente, não conquistaram. Assim, o tema continua como fogo de monturo. Não há chama, mas exala fumaça e cheiro de coisa queimando.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.
Fonte: noticiastudoaqui.com
