Atrofia histórica e intelectual



 

Chegamos ao final de uma semana, comercialmente, atrofiada. O governo do estado, os órgãos federais e os auxiliares, como MP estadual, a Defensoria Pública e o Tribunal de contas, estão de portas fechadas nesta sexta-feira, 26, comemorando, segundo eles, o feriado de instalação do Município de Porto Velho, ocorrido dia 24, última quarta-feira.

Com esta anomalia que desafia a inteligência, mas demonstra pouco apreço com a história, a Capital teve um meio feriado na quarta-feira, quando a prefeitura e a maior parte do comércio fecharam as portas. E hoje, vive uma sexta-feira onde todo o comércio está aberto, mas os órgãos dos poderes estadual e federal, estão fechados, curtindo mais um feriadão no primeiro mês do ano.

Continua após a publicidade.

Aí cabe perguntar: quem ganhou, e ganhou o quê com isso? Pois quem perdeu, nós sabemos: o setor produtivo, o comércio, os serviços e o próprio poder público que deixou de gerar receitas. 

Todos sabemos que os servidores públicos compõem a grande massa com capacidade de consumo na Capital. Seguramente, algo em torno de cinquenta mil pessoas com bons salários, pagos rigorosamente antes de cada último dia do mês. Não é à toa que Porto Velho ainda é chamada de ‘Capital do Contra-Cheque’.

Na quarta-feira tínhamos estes consumidores disponíveis para gastar e gerar receitas, mas não tínhamos comércio aberto. Hoje, sexta-feira, temos todos os setores da atividade civil de portas abertas, mas os consumidores com capacidade de consumo, curtindo o fim-de-semana prolongado noutras praias.

Continua após a publicidade.

Então, deduz-se que este arranjo posto em regras jurídicas, opera contra o interesse público e prejudica a sociedade. Claro, sem esquecermos o mais grave: a danosa ofensa ao fato histórico.

Assim, cabe perguntar: a quem interessa esta anomalia intelectual?      

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Continua após a publicidade.

Fonte: noticiastudoaqui.com          

 



Noticias da Semana

Veja +