É hora de entregar para receber



 

A política brasileira é altamente patrimonialista, clientelista e demagógica. E existe ainda uma significativa parcela de eleitores que sabem disso e procuram tirar vantagens insinuando apoio àquele que lhe atender.

Para salvação da nossa cambaleante democracia, vivendo agora um dos momentos mais tenebrosos da sua curta e entrecortada existência, a maioria dos eleitores do Brasil, estão começando a desenvolver uma conduta crítica e consciente sobre tudo o que acontece. E não só no ambiente político, mas em todas as esferas dos três poderes.

Continua após a publicidade.

Não muito tempo atrás, o vereador ou deputado buscava construir uma base eleitoral distante daquela que o elegeu, e onde não gozava mais da confiança dos eleitores. E dava certo. O mala acabava conquistando um novo mandado. Mas as tecnologias de hoje, com suas redes sociais, acabaram com esta farra. Todo mundo sabe o que acontece em todo lugar.

Então, o prefeito e os vereadores que pretendem continuar obtendo mandatos, como os que buscam nas eleições desse ano, só obterão se entregar minimamente o que prometeram fazer.

Em Porto Velho, é voz corrente que o prefeito Hildon Chaves fez o que prometeu: ‘Porto Velho, deixa eu cuidar de você!’ Já os 21 vereadores da Câmara Municipal fizeram o mesmo? No primeiro instante, a percepção é que não. Mas claro que alguns devem ter o que mostrar para as suas bases eleitorais. Entretanto, muitos ficarão na poeira eleitoral, remoendo sua própria pusilanimidade. Aí, aquele novato de quem nem se ouvia falar, chega e toma a cadeira que, agora, são 23.

Continua após a publicidade.

Olha, um político quando perde o mandato fica como alguém que caiu de alto da montanha numa planície desconhecida. Ou, conforme a figura popular, vira cachorro que caiu da mudança. E o eleitor, mais informado e matreiro, está de olho em tudo.

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Continua após a publicidade.

Fonte: noticiastudoaqui.com                     



Noticias da Semana

Veja +