Fim da ‘janela’ e hora de decisão de quem vai e de quem fica



 

A política brasileira é mais um parque de aventuras que uma construção consciente de ideais de lutas e bandeiras em favor da sociedade. Isto, porque o ambiente é altamente favorável à prática do patrimonialismo, através da corrupção, endeusada, ao invés de ser combatida e punida.

Mas a cada dois anos, até para justificar a existência uma Corte Eleitoral, temos que encarar eleições, empoderando ministros da Suprema Corte de um poder extra, como se fossem comandantes-em-chefe do poder eleitoral, dizendo e fazendo regras à revelia do Congresso e até da Constituição Federal, como vem ocorrendo desde as eleições últimas.

Continua após a publicidade.

Acabou o prazo da chamada ‘janela eleitoral’ em que um filiado com mandato ou cargo em nome do partido a que pertença, possa sair para outra sigla partidária sem maiores prejuízos. Mas as coisas não são bem assim. Tanto que o deputado Fernando Máximo, mesmo querendo sair do seu partido para ser candidato a prefeito de Porto Velho, acabou optando por renunciar ao sonho.

Enquanto isso, outros nomes se apresentam para tentar tirar o biscoito da favorita Mariana Carvalho, que já tomou um rabo-de-arraia do atual senador Jaime Bagatolli, de Vilhena, que lhe tirou a cadeira de senadora do alcance da mão.

Tá vindo aí outro candidato que vem fazendo uma carreira de foguete, o deputado Marcelo Cruz, atual presidente do Poder Legislativo de Rondônia, num partido minúsculo, mais impulsionado pela força das igrejas evangélicas onde seu pai é uma das autoridades.

Continua após a publicidade.

Outros aventureiros ainda aparecerão. Menos os ex-deputados Garçom e o José de Ribamar, que resolveram partir para um duelo em Candeias do Jamari, terreno originário do primeiro.

Mas tem uma magistrada no jogo da Capital e um ex-conselheiro do Tribunal de Contas no páreo. E, suponho: Cassol deve apresentar alguém. Não seria a deputada Cristiane ou Jaqueline, para embaralhar tudo?

Marcos Rocha e Hildon Chaves que se cuidem. Não será fácil nem barato levar Mariana ao pódio.

Continua após a publicidade.

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Fonte: noticiastudoaqui.com                     

 

      



Noticias da Semana

Veja +