Luta justa, penosa e inglória, de guerreiros solitários



 

Miguel de Cervantes retratou bem a luta inglória, mas pertinaz, do guerreiro que abraça uma causa difícil ganhar e uma batalha dura de vencer. Todos nós temos nossos moinhos de ventos. Mas poucos, muitos poucos, têm coragem de enfrenta-los, como fez Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.

Estes guerreiros solitários não desistem, não se rendem, não se entregam. Lutam, com destemor, contra inimigos que só eles enxergam. Os demais, se fazem de cegos e moucos, para não os ver e nem ouvirem suas vozes ameaçadoras.

Continua após a publicidade.

O arquiteto e escritor Luiz Leite, assim como George Telles, da Associação dos Ferroviários, são dois dos nossos guerreiros que vivem enfrentando, por nós e nossa identidade, difíceis batalhas de vitórias incertas.

A última grande batalha, travada por Luiz Leite, foi vitoriosa para a causa que defende a vida inteira, que é de todos, mas só ele enxerga.

Contra tudo e todos, atacado por todos os flancos, conseguiu penetrar na fortaleza adversária e cravar a lança no peito do mais poderoso ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, - aquele que tirou Lula da cadeia para ser presidente da República – e deixar o livro ‘A Ferrovia do Diabo’ no seu peito. E ainda, ouvir da impactada autoridade, a confissão da sua ignorância sobre a história de Rondônia: ‘nunca ouvi falar’, sobre a Ferrovia Madeira Mamoré.

Continua após a publicidade.

A verdadeira história de Rondônia ainda é desconhecida, até no meio acadêmico.

É desconhecida até o período mais recente, contemporâneo, a história da colonização iniciada a menos de cinco décadas, cujos principais atores, ainda estão circulando entre nós. Muitos, já esquecidos, outros, já desconhecidos na sua própria terra.

Não é de se duvidar que, até os departamentos de história de nossas universidade e faculdades, desconheçam os atores e os fatos que conduziram Rondônia ao patamar que hoje goza, e se destaca entre os membros da Federação do Brasil.  

Continua após a publicidade.

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Fonte: noticiastudoaqui.com                    



Noticias da Semana

Veja +