|
|
|
Durante esta semana a segunda maior cidade de Rondônia, Ji-Paraná, se torna o centro econômico e político mais importante do estado.
Ao sediar a já consagrada e reconhecida Rondônia Rural Show, em sua 11ª edição, como a maior feira do agronegócio do Norte do Brasil, Ji-Paraná atrai personalidades do país e do mundo, para a última grande fronteira de produção agrícola que abastece e oferece segurança alimentar a muitos países.
Em uma década, a RRSHOW saiu do zero para mais de R$ 10 bilhões negociados até ano passado, ao chegar em sua 10ª edição, onde atingiu a marca de R$ 3,5 bilhões e negócios realizados. Claro que a expectativa, apesar de um governo federal adverso, é superar esta marca nesta 11ª edição da feira.
Destaque-se também que, por estarmos em pleno ano eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores, plataforma básica para a grande eleição de 2026, quando se disputará a Presidência da República, cadeiras no Senado e completa renovação na Câmara Federal, a cidade, que já foi Vila de Rondônia há menos de cinco décadas, atrai políticos de todos os coturnos, todas as cores e todos os partidos.
Para estes senhores que ‘só pensam naquilo’, a RRSHOW é um palanque fenomenal, imperdível. Lá, encontrarão parceiros e correligionários de todo o estado. Local apropriado para as negociações, medição de temperatura e aferição do poder de fogo dos adversários e, mais importante: fechamento de novos acordos.
Ah! Claro! Também é o ambiente apropriado para conceder entrevistas, se mostrar e se fazer conhecido, já que grande parte da imprensa formal estará presente, registrando tudo, e abrindo generosos espaços. Por isso mesmo, cada ente político estará com seu séquito de assessores, produtores, comunicadores, gerando vídeos e congestionado as redes sociais com registros de cada encontro e cada fala.
Mas alguns destes nobres representantes do povo, com mandato ou não, novos ou velhos, querendo ressurgir da poeira do esquecimento, tirarão um tempinho para tratar de negócios. Muitos tem terra e estão inseridos no agronegócio. É preciso ficar de olho nas melhores oportunidades, nas linhas de créditos mais baratas e até onde possa eventualmente, ‘lavar’ um generoso dinheirinho extra, advindo do poder político.
Ji-Paraná será, por uma semana, a sede dos poderes executivo e legislativo, no formato itinerante. Só faltará o Poder Judiciário, mas logo darão um jeito nisso, se desejarem.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.
Fonte: noticiastudoaqui.com
