Prefeitura reforça canais de atendimento para denúncias de queimadas



É importante que a população utilize os canais de atendimento para denúncias contra queimadas em Porto Velh

 

Com o intuito de alertar à população, a Prefeitura de Porto Velho reforça que em caso de queimadas, as pessoas das comunidades podem colaborar com os órgãos responsáveis, entre eles, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), denunciando os infratores. Fazer queimadas é crime ambiental passível de multa e detenção, sem esquecer os danos que a fumaça pode causar à saúde humana.

Continua após a publicidade.

Existem canais de atendimento e denúncias com orientações sobre os órgãos que podem ser acionados. Em caso de queimadas, é possível denunciar a ação de várias formas, dependendo do local e da situação. Em caso de queimadas ou incêndios, a população deve ligar para 193 do Corpo de Bombeiros.

Para denunciar as queimadas, entre em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) pelo WhatsApp no número (69) 98423-4092. É possível enviar fotos e vídeos com informações de onde estão ocorrendo as queimadas.

-Queimadas rurais em Rondônia: Entre em contato com a Sedam pelo telefone (69) 3212-9648, e-mail ouvidoria@sedam.ro.gov.br ou pela plataforma Fala.BR.
-Queimadas no Brasil: Entre em contato com o Ibama pela Linha Verde (0800 618080), na sede em Brasília ou na Superintendência do Estado.

Continua após a publicidade.

Dados do Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que somente em agosto - o pior mês em todo o ano de 2024 -, foram registrados mais de 3.400 focos de queimadas. Além das altas temperaturas e a fumaça, Rondônia enfrenta uma das piores secas dos últimos anos.

Texto: Humberto Oliveira
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +