Vontade e determinação de fazer construiu Porto Velho.



 

Porto Velho poderia ter feito uma grande festa ontem, dia 2 de outubro, para comemorar o seu aniversário de 109 anos de existência, já que tem muito a festejar. O seu próprio nascimento, há mais de um século, em pleno Inferno Verde, foi fruto de uma vontade férrea e de uma determinação de fazer que, primeiro, desafiou os ingleses, a maior potência econômica e tecnológica da época. Mas fracassaram nas duas tentativas de construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Como o desafio permaneceu vivo, surgiu então, um louco visionário americano disposto a provar, para o mundo, que era capaz de construir uma estrada de ferro ‘onde o diabo perdeu as botas’. E foi vitorioso, arregimentando gente de dezenas de países dispostos a provar que a vontade e a decisão de fazer, subjuga todas as adversidades, a qualquer tempo, em qualquer lugar.

Continua após a publicidade.

Então, assim, nasceu esta cidade, no meio do nada, às margens do Rio Madeira, fruto de uma saga que entrou para história universal como um dos maiores desafios vencidos pela inteligência e tecnologia humana.

Vivendo de ciclos econômicos a partir da borracha, Porto Velho chega à economia do agronegócio, e se apresenta como um dos celeiros do Brasil, despertando o interesse e cobiça do mundo. Mas sem ânimo paras comemorar, como deveria, o seu aniversário.

Afinal, um elemento da natureza, razão de orgulho e autoestima do rondoniense e dos povos amazônicos, está agonizando e levando à morte as suas criaturas: o Rio Madeira caudaloso está seco, com as vísceras expostas diante da maior tragédia climática registrada pelo homem. Além das populações aquáticas, as comunidades humanas nas cidades, nas vilas e nas aldeias e, ainda todos os seres que dependem destas águas para comer e beber, estão clamando aos céus pela misericórdia do Criador.

Continua após a publicidade.

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Continua após a publicidade.

Fonte: noticiastudoaqui.com

 



Noticias da Semana

Veja +