Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Municipio
"Desde o início das chuvas o volume de água cresceu 1,19 cm acima nível mínimo permitido"
![]() |
Com a chegada do período de chuvas (inverno amazônico), o volume de água do Rio Machado, região do município de Ji-Paraná, cresceu de forma bastante satisfatória. Nesta segunda-feira (18/11), a régua demarcatória registrou 7,47 cm, correspondendo a 1,19 cm acima do nível mínimo permitido para a sua navegação segura. Na chamada estação de seca deste ano, o Machado chegou a sua pior marca dos últimos 40 anos, 6,07 cm.
Se no período do verão a seca do Rio Machado preocupou bastante as autoridades, em especial, o Corpo de Bombeiros que registrou três mortes por afogamento em Ji-Paraná neste ano, durante o inverno amazônico, a preocupação é ainda maior. O comando do Corpo de Bombeiros alerta para os perigos da navegação no principal rio do município em decorrência da existência de muitas pedras em seu trajeto dentro do perímetro urbano. Além das pedras, outro ponto que deve ter atenção é as fortes correntezas.
Outra instituição que também começa a se mobilizar, iniciando com o monitoramento do Rio Machado é a Comissão Municipal da Defesa Civil (Comdec). A Comissão, diariamente, acompanha a oscilação do nível do volume de água. Para o Comdec, o nível do Machado começa a preocupar as famílias ribeirinhas a partir dos 10,40 cm, quando a água começa a chegar aos imóveis localizados nas chamadas áreas mais próximas do Machado.
J Nogueira/PortalSGC
Noticias da Semana
Namorado de estudante encontrada morta em condomínio de Fortaleza era casado, diz investigação
Sine Porto Velho disponibiliza vagas nesta quarta-feira (23)
Quarta-feira deve ser de tempo nublado e instável em Rondônia
Confira a previsão de hoje (23/9) para seu signo
Log Fraldas já leva atendimento até a casa de pacientes em Porto Velho
Lula e Flávio batalham pelo eleitorado nordestino na reta final da campanha
CANOAR debate comunicação, tecnologia e os desafios da Amazônia em Rondônia
Suplente Marcelo Lucas reforça compromisso de Sílvia Cristina com setor produtivo
“Quero saber em quais gabinetes Viviane Barci e Vorcaro foram”
Após pedido de Trump, 14 países classificam PCC e CV como terroristas
Mara Pavanelly e Mastruz com Leite são as atrações nacionais confirmadas pela Prefeitura para os 112 anos de PVH
