“Quero saber em quais gabinetes Viviane Barci e Vorcaro foram”
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Política
O vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) busca na Justiça acesso aos registros de entrada e saída do Senado Federal de pessoas citadas em investigações e controvérsias envolvendo o Banco Master e as fraudes no INSS. Entre os nomes incluídos no pedido estão a advogada Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro Alexandre de Moraes, o ex-controlador do Banco Master Daniel Vorcaro, Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Durante participação no Pleno Time nesta terça-feira (22), Kilter – que é candidato a deputado federal – explicou que inicialmente fez um pedido de acesso à informação diretamente ao Senado para saber quais gabinetes essas pessoas teriam visitado. Segundo ele, a Casa Alta negou o acesso sob o argumento de que a divulgação violaria a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
– Eu queria saber quais gabinetes as pessoas envolvidas no escândalo do Banco Master e do INSS visitaram. A Viviane Barci de Moraes, o Daniel Vorcaro, o Careca do INSS, o Lulinha e o Frei Chico – disse o candidato, que “não aceitou a desculpa”.
Kilter decidiu recorrer à Justiça Federal do Paraná depois da negativa. A ação acabou chegando ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque envolvia o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O processo foi inicialmente distribuído, por sorteio, ao ministro Alexandre de Moraes, cuja esposa está entre as pessoas cujos registros são solicitados.
Posteriormente, na noite desta segunda (21), Moraes declarou-se impedido de atuar no caso, citando as regras do Código de Processo Civil relativas a processos que envolvam o cônjuge do magistrado.
– Então, pedir acesso aos registros de entrada é muito simples, é um prédio público. Todo mundo sabe, quem já foi a Brasília, quando você entra no Senado Federal, quando você entra na Câmara dos Deputados, há todo um procedimento de segurança – afirmou.
O vereador explicou que os visitantes passam por procedimentos de identificação e precisam informar o gabinete ou a área que pretendem acessar.
– Era isso que eu queria saber. Quais gabinetes a Viviane foi, quais gabinetes o Daniel Vorcaro foi.
Kilter afirmou que seu objetivo não é presumir que as pessoas tenham cometido irregularidades, mas descobrir se elas estiveram no Senado e, em caso positivo, com quem se encontraram.
– Pode ser também que foi uma simples conversa e não teve nada demais.
Questionado sobre o que fará caso consiga acesso aos documentos, Kilter afirmou que pretende encaminhá-los às autoridades responsáveis.
O vereador disse ainda que pretende tornar públicos os registros caso eles sejam disponibilizados.
Poucas horas depois da participação de Kilter no Pleno Time nesta terça (22), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator do mandado de segurança impetrado pelo vereador.
Confira a participação de Guilherme Kilter no Pleno Time:
(pleno.news)
Noticias da Semana
“Quero saber em quais gabinetes Viviane Barci e Vorcaro foram”
Após pedido de Trump, 14 países classificam PCC e CV como terroristas
Mara Pavanelly e Mastruz com Leite são as atrações nacionais confirmadas pela Prefeitura para os 112 anos de PVH
Vendaval arranca telhados e árvore esmaga Corolla zero km durante forte temporal em Ji-Paraná
Cavalo cai em fossa profunda e mobiliza bombeiros em operação emocionante em Ji-Paraná
Pesquisas revelam disputa pulverizada e 35,1% de indecisos na corrida pela Assembleia de Rondônia
Jornalista e escritor Zuenir Ventura morre aos 95 anos
Furia promete revogar “perdão” à Energisa: “É dinheiro do povo de Rondônia”
Michelle Bolsonaro é internada em Brasília nesta terça-feira (22/9)
AROM divulga 1º Congresso Internacional de Políticas Públicas da Amazônia promovido pela UNIR
Suplente Marcelo Lucas reforça compromisso de Sílvia Cristina com setor produtivo