Cerca de 2 mil toneladas de entulhos já foram removidos das ruas de Porto Velho



Desde o primeiro dia útil de 2025, a Prefeitura de Porto Velho está com uma grande equipe nas ruas executando a Operação Cidade Limpa, um conjunto de ações com foco na limpeza urbana. A ação é compromisso do prefeito Léo Moraes, que busca prevenir as alagações e os prejuízos das famílias porto-velhenses.

As equipes do mutirão de limpeza estão simultaneamente em diversos pontos da capital executando diferentes serviços, como mutirão de limpeza e recolhimento de lixos e entulhos, desobstrução de bocas de lobo, ampliação da capacidade de escoamento dos principais canais de drenagem.

Continua após a publicidade.

Um trabalho que já alcançou resultados expressivos com aproximadamente 4,5 quilômetros de ruas limpas, cerca de dez galerias desobstruídas, limpeza de 400 metros de canais e cerca de 2 mil toneladas de entulhos removidos.

O trabalho é uma ação conjunta da Secretaria Geral de Governo (SGG), Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

 

CRONOGRAMA

Continua após a publicidade.

Programa prevê ainda a limpeza mecanizada dos canais do Tancredo, Penal, Pantanal e Tanques e os igarapés Santa Bárbara, Grande e Bate Estacas

A Operação Cidade Limpa tem um cronograma amplo de ações previstas para serem executadas ao longo de todo o ano. Porém, até abril, as atividades serão intensificadas, medida que visa evitar as inundações em residências dos bairros mais afetados, como o Lagoinha e Lagoa, por exemplo, primeiras regiões a receber os serviços.

Entre as atividades realizadas pelas equipes do mutirão está raspagem de sarjetas, calçadas e canteiros, roço e capina da vegetação, varrição e recolhimento dos resíduos além de identificação e cadastramento de terrenos baldios, que serão limpos e seus proprietários autuados em caso de situações que comprometam a segurança e a saúde da população.

Continua após a publicidade.

A desobstrução de bocas de lobo também está contemplada nas ações da Operação Cidade Limpa, pois se trata de uma medida primordial para evitar os alagamentos. Neste caso, o trabalho das equipes é voltado para o cadastramento e o inventário dessas estruturas, limpeza e retificação de caixas, substituição de tubulações danificadas e instalação de tampas de concreto e gaiolas protetoras, em caso de necessidade.

O programa prevê ainda a limpeza mecanizada dos canais do Tancredo, Penal, Pantanal e Tanques e os igarapés Santa Bárbara, Grande e Bate Estacas, trabalho com objetivo de ampliar a capacidade de drenagem dos principais cursos d’água, reduzir os riscos de inundações e melhorar o fluxo da água das chuvas, mais recorrentes neste período.

 

Texto: Luciane Gonçalves SMC

 



Noticias da Semana

Veja +