Prazo acaba hoje à noite e seleção oferece mais de 112 mil vagas em cursos de graduação de instituições privadas avaliadas positivamente pelo MEC.

O prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2026, termina às 23h59 desta sexta-feira (6). O programa, mantido pelo Ministério da Educação (MEC), possibilita o financiamento de mensalidades em cursos de graduação de instituições privadas que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Nesta edição, o Fies oferta mais de 112 mil vagas em 19.834 cursos distribuídos entre 1.421 universidades, faculdades e centros universitários em todo o país. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login da plataforma Gov.br.
Durante o período de inscrição, o candidato pode selecionar até três opções de curso, com possibilidade de alteração até o encerramento do prazo. No entanto, a pré-seleção será feita para apenas uma opção de curso, turno e instituição.
Para concorrer, é obrigatório ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançando média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, voltado a estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Nessa modalidade, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados automaticamente integrarão a lista de espera, com convocações previstas entre 26 de fevereiro e 10 de abril.