Durante seca histórica do rio Madeira, usina operava apenas com 14% das turbinas. 50 unidades geradoras estão funcionando sincronizadas no Sistema Interligado Nacional (SIN).
|
|
|
A Hidrelétrica de Santo Antônio voltou a operar com 100% de disponibilidade após a seca histórica do rio Madeira. 50 unidades geradoras estão funcionando, sincronizadas no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Em 2024, Rondônia enfrentou uma seca histórica nunca vista em quase 60 anos. O cenário já era previsto e a companhia se preparou a temporada. Apenas parte das unidades geradores foram paralisadas,14% das turbinas funcionaram durante a estiagem.
A Santo Antônio informou que apesar das alterações, com as manutenções e planejamentos para lidar com a crise hídrica, em 2024 a usina gerou mais de 16 milhões de Megawatt-hora e se manteve em 4° no ranking de geração de energia de todo o Brasil.
"Essa quantidade de energia gerada daria para abastecer os Estados de Acre e Rondônia por mais de dois anos e o Estado do Rio de Janeiro por três meses", diz a companhia.
(g1)
