Governo de RO amplia acesso à educação com novas embarcações para estudantes ribeirinhos



As embarcações percorrerão 12 trajetórias ao longo do ano letivo, garantindo que os estudantes possam se deslocar com segurança e regularidade

 

O governo de Rondônia realizou a entrega de cinco novas embarcações fluviais, equipadas com motores modernos, para atender 75 estudantes da Terra Indígena Rio Branco, localizada no município de Alta Floresta d’Oeste. A iniciativa visa garantir o acesso à educação aos alunos que dependem do transporte fluvial para frequentar as escolas da região.

Continua após a publicidade.

As embarcações percorrerão 12 trajetórias ao longo do ano letivo, garantindo que os estudantes possam se deslocar com segurança e regularidade. Para a gestão do transporte fluvial, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contratou uma empresa especializada, responsável pela contratação e treinamento de pilotos e monitores, além de fornecer todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o transporte fluvial é fundamental para a conectividade e o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, nas regiões ribeirinhas do estado. “Barcos, canoas e voadeiras são os principais meios de transporte para a maioria das comunidades ribeirinhas do nosso estado. O trabalho e os investimentos do governo possibilitam o acesso à educação e promovem o desenvolvimento das comunidades”, salientou.

De acordo com o diretor técnico da Seduc, Nilson Gonçalves Vieira, todas as embarcações pertencem à frota oficial da Secretaria e passaram por vistorias da Marinha do Brasil. “A contratação de uma empresa para gerenciar o transporte fluvial tem o objetivo de aumentar a segurança dos alunos”, explicou.

Continua após a publicidade.

TRANSPORTE ESCOLAR FLUVIAL 

Além das novas embarcações entregues, o governo de Rondônia já havia disponibilizado 60 embarcações

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que a melhoria do transporte fluvial foi um compromisso firmado com as comunidades ribeirinhas. “A gestão estadual considera essencial garantir a qualidade do serviço aos nossos estudantes, que dependem dessas embarcações para ter acesso à escola e, sobretudo, reduzir os riscos de acidentes.”

Continua após a publicidade.

Além das novas embarcações entregues, o governo de Rondônia já havia disponibilizado 60 embarcações para o transporte escolar de alunos em 60 rotas ribeirinhas de Porto Velho, no início do ano letivo.

A ação beneficia cerca de mil estudantes de quatro escolas estaduais e 15 municipais, localizadas nas comunidades ribeirinhas de:

  • Cujubim Grande;
  • São Carlos;
  • Nazaré;
  • Calama;
  • Lago do Cuniã;
  • Amparo (à margem esquerda do Rio Madeira);
  • Rio Jamari;
  • Santa Catarina;
  • São José da Praia;
  • Demarcação e bairros.

Secom 



Noticias da Semana

Veja +