Jiboia é flagrada 'passeando' no Espaço Alternativo em Porto Velho



Uma jiboia de aproximadamente 2 metros surpreendeu motoristas que passavam pelo Espaço Alternativo, em Porto Velho (RO), nesta quarta-feira (12). A presença do animal foi registrada por pessoas que estavam no local, no momento em que a serpente atravessava a Avenida Jorge Teixeira durante a chuva.

Matheus Gren, jovem que filmou a cena, contou que esta foi a primeira vez que viu uma cobra de perto, embora já tivesse ouvido relatos sobre aparições do tipo. Ele também admitiu que ficou apreensivo.

Continua após a publicidade.

“De primeira fiquei feliz, no entanto, logo veio uma preocupação por ter uma filha pequena. E como eu sempre vou lá com ela, me despertou um certo medo”, desabafa Matheus.

O Espaço Alternativo é um dos pontos mais frequentados de Porto Velho para a prática de esportes e lazer, além de estar cercado por áreas de vegetação.

Aparecimento na zona urbana

Continua após a publicidade.

 

O biólogo Flávio Terassini explicou que a cobra do vídeo é uma jiboia adulta, com aproximadamente dois metros e meio de comprimento. Sua alimentação é baseada em roedores, aves e anfíbios. Ele também destacou a importância desse animal para o equilíbrio ambiental e alertou sobre os cuidados necessários.

"A jiboia não é venenosa, mas possui dentes e pode morder. Não recomendamos que a população tente manuseá-la. O ideal, caso haja fluxo de pessoas, é acionar os órgãos competentes", afirmou Terassini.

Segundo o biólogo, um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento de cobras em áreas urbanas é a migração desses animais devido à destruição de seus habitats naturais durante o chamado “inverno amazônico”.

Continua após a publicidade.

Por esse motivo, as cobras procuram lugares secos para se abrigar e, durante essa busca, caso sintam o cheiro de alguma presa, isso se torna mais um motivo para que elas apareçam em áreas urbanas e busquem abrigo em residências.

 

FONTE G1



Noticias da Semana

Veja +