Publicidade

STF manda prender homem de Rondônia condenado pelo 8/1; saiba quem é

Publicidade

Ministro Alexandre de Moraes, apontou que o rondoniense integrou acampamento ilegal em frente ao Quartel-General do Exército. Márcio foi sentenciado a 2 anos de reclusão e 5 meses de detenção.

O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu na última sexta-feira (5) um mandado de prisão contra Márcio Castro Rodrigues, de Porto Velho, condenado por participação em atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

De acordo com a decisão, Márcio foi sentenciado a 2 anos de reclusão e 5 meses de detenção, em regime semiaberto. Ele também deverá pagar, de forma solidária com outros condenados, uma indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.

O processo, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, apontou que o rondoniense integrou acampamento ilegal em frente ao Quartel-General do Exército, defendendo golpe de Estado, intervenção militar e ataques ao Judiciário.

Além de Márcio, também tiveram prisão determinada:

  • Jorgeleia Schmoeler, condenada a 14 anos de prisão;
  • Robson Victor de Souza, condenado a 14 anos de prisão.

Com o fim do processo, sem possibilidade de novos recursos, o STF determinou a imediata execução das penas. Os mandados foram encaminhados à Polícia Federal e registrados no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.

O g1 tenta localizar a defesa dos acusados.

Quem é Márcio Castro Rodrigues?

Márcio Castro Rodrigues, de 45 anos, é natural de Porto Velho e já foi servidor público municipal. Em 2016, tentou se eleger vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), mas não conseguiu.

Publicidade

Veja +

Publicidade
Publicidade